Tiago Iorc e Anitta se apresentam no palco durante a 25ª edição do Grammy Latino no Kaseya Center, em Miami, Flórida (Foto: Kevin Winter/Getty Images para a Academia Latina de Gravação/AFP)
Realizado no Miami Beach Convention Center, nos Estados Unidos, o Grammy Latino consagrou o álbum “Radio Güira”, do artista dominicano Juan Luis Guerra, como o grande vencedor da noite. Além de levar o prêmio de Álbum do Ano, Guerra também foi reconhecido na categoria de Gravação do Ano com sua canção “Mambo 23”. O evento também destacou a performance de Anitta, que, apesar de não ter conquistado prêmios, encantou o público ao se apresentar com Tiago Iorc. Juntos, eles prestaram uma homenagem ao renomado músico brasileiro Sergio Mendes, interpretando uma versão acústica do clássico “Mas Que Nada”.
Na cerimônia realizada durante a tarde, Nathy Peluso e Edgar Barrera se destacaram, cada um recebendo três prêmios. Entre os representantes do Brasil, Jota.pe foi o artista mais premiado, levando para casa todos os troféus nas categorias em que estava indicado. Outros vencedores da noite incluíram Jorge Drexler, que conquistou o prêmio de Canção do Ano com “Derrumbe”, e o grupo Rawayana, que foi premiado como Melhor Canção Pop por “Feriado”. A revelação da noite ficou por conta de Ela Taubert.
Lista dos principais vencedores do Grammy Latino 2024:
Gravação do Ano: Mambo 23 – Juan Luis Guerra 4.40
Álbum do Ano: Radio Güira – Juan Luis Guerra 4.40
Canção do Ano: Derrumbe – Jorge Drexler
Melhor Artista Revelação: Ela Taubert
Melhor Álbum Pop Vocal: El Viaje – Luis Fonsi
Melhor Álbum de Música Urbana: Mañana Será Bonito (Bichota Season) – Karol G
Melhor Álbum Pop/Rock: Reflejos De Lo Eterno – Draco Rosa
Melhor Álbum Pop Vocal Tradicional: García – Kany García
Melhor Álbum de Música Mexicana Contemporânea: Boca Chueca, Vol. 1 – Carin León
Melhor Álbum de Música Popular Brasileira/Música Afro Portuguesa Brasileira: Se o Meu Peito Fosse o Mundo – Jota.Pê
Melhor Canção em Língua Portuguesa (Prêmio aos Compositores): Ouro Marrom – Jota.Pê
Melhor Álbum de Rock ou de Música Alternativa em Língua Portuguesa: Erasmo Esteves – Erasmo Carlos (representado pelo filho, Leonardo Esteves)
Melhor Álbum de Música Sertaneja: Boiadeira Internacional Ao Vivo – Ana Castela
Outros Brasileiros Premiados: Lulu Santos, Xamã, Xande de Pilares, Gabriel O Pensador, Thalles Roberto, Os Garotin, Mariana Aydar e Mestrinho.